ADS

Motorola cria patente para tela quebrada se auto recuperar apenas com calor

Vira e mexe percebo pessoas usando smartphones com tela quebrada, quase aos cacos, justamente por ser caro demais comprar um novo aparelho ou arrumar a tela quebrada, que muitas vezes, não fica nada boa após o reparo. A Motorola parece estar pensando nestas pessoas sem sorte ou sem cuidado, que por qualquer motivo, veem seus aparelhos caírem no chão e após uma batida seca, tem suas telas de seus queridos smartphones quebradas.

Uma patente registrada pela marca hoje pela manhã explica como um smartphone pode identificar rachaduras em seu touchscreen e aplicar calor no local em um esforço para automaticamente reparar o dano. O progresso consiste em algo chamado “Shape memory polymer“, uma técnica que aproveita um novo material feito em polímero que pode aparentemente ficar deformado e então se recuperar através de um ciclo térmico. Ciclos Térmicos envolvem alterar a temperatura do material rapidamente.

Este material pode ser usado em telas LCDs ou LEDs com um sensor de toque capacitivo em camadas. Apesar de o telefone poder ter a capacidade de esquentar o local para recuperação da tela, até mesmo o calor humano pode ser usado para tal tarefa, algo bastante curioso. As imagens abaixo demonstram a ideia da patente e são de propriedade da Motorola.


Apesar disso parecer a salvação das telas de smartphones, que quer queira ou não são bem frágeis, tudo leva a crer que não veremos essa funcionalidade sendo implementada nos smartphones ou telas de LCD e LED tão cedo. As telas de hoje em dia usam vidro, algo bem mais caro que o polímero, que ainda não consegue trazer a mesma qualidade do vidro. No entanto, para aparelhos mais simples e mais baratos, principalmente os que são voltados à crianças, pode ser uma grandiosa ideia e no futuro, talvez vejamos isso ser utilizado em nossos smartphones de uma maneira que não se perca qualidade no processo.

Para entender melhor a tecnologia que a Motorola quer levar aos smartphones, 

veja o vídeo abaixo.
Tecnologia do Blogger.